Especializada em Manutenções Preventivas e Corretivas de Sistemas

Na última sexta-feira, a Petrobras enfrentou uma notável queda de mais de 10% no valor de suas ações, culminando em uma perda de valor de mercado de R$ 55 bilhões.

São Paulo, 18 de fevereiro de 2024.

Essa retração veio após o anúncio de que não haveria distribuição de dividendos extraordinários, contrariando as expectativas do mercado. Apesar de um lucro líquido de R$ 124,6 bilhões em 2023, representando uma diminuição de 33,8% em relação ao ano anterior, a decisão sobre os dividendos parece ter sido o principal fator para a reação negativa do mercado, afetando até mesmo o Ibovespa, que registrou queda de quase 1%.

Dividendos são parcelas do lucro de uma empresa distribuídas aos seus acionistas, geralmente anunciadas trimestral ou anualmente. O pagamento de dividendos é uma maneira de as empresas recompensarem os acionistas pelo investimento feito, refletindo a saúde financeira e o lucro gerado pela empresa em um determinado período. A decisão sobre a distribuição e o valor dos dividendos depende da política de dividendos da empresa e é influenciada por fatores como lucros disponíveis, necessidades de reinvestimento e perspectivas futuras.